domingo, 18 de dezembro de 2011

{praticidade cosmopolita} Guarda roupa

Arrumando o armário a cada estação:
como fazer


A primavera está chegando ao fim e é hora de se vestir para o verão. Um costume comum para se fazer é o de guardar as roupas da outra estação, para não ocuparem um espaço desnecessário. Como a temperatura anda meio enrolada, convém deixar algumas peças de frio à mão (um cardigã basta) para as mudanças bruscas de temperatura.

 PERGUNTE-SE
  • É só pegar as roupas que estão guardadas ou preciso fazer compras?
  • Que roupas eu ainda preciso comprar? ( para o trabalho novo, por exemplo, ou comecei a fazer academia, pode ser que você precise de roupas específicas)
  • Pretendo comprar roupas novas ao longo da estação? Vou ter algum evento, ex: casamento, que será necessário adquirir alguma peça?
  • Vou doar roupas que não servem mais?
  • Existe alguma roupa que precisa ser lavada/consertada antes de ir para o guarda-roupa?

FAÇA UMA LISTA

Quase como um enxoval, serve tanto para você ou no caso de mães com filhotes pequenos. Ao fazer a lista é interessante perceber qual é a sua rotina de lavanderia. Se lava todo dia,  a cada dois dias, ou uma vez na semana, isso aumenta consideravelmente o número de peças para comprar.
O interessante é ter uma lista de roupas básicas, mas isso vai de cada um.

VANTAGENS

1. Uma lista te obriga a pensar sobre o que é necessário e o que é supérfluo;
2. Uma lista limita a quantidade de roupas que você tem, de modo que suas gavetas e prateleiras não vão ficar abarrotadas;

É bastante óbvio que, se você ama roupas e comprar é importante no seu caso, você pode preferir não fazer uma lista ou fazer uma lista maior. Organize-se de acordo com o que você vive em sua vida, e não de acordo com padrões.

COMO FAZER A LISTA

- Comece pelas roupas íntimas: calcinha, sutiã, meia de algodão, meia-calça. Tudo em ordem?
- Roupas de dormir: pijamas, camisolas, short-dolls. Lembre-se que no verão as noites são bem mais quentes e é bem provável que você queira trocar de pijama mais vezes na semana.
- Blusinhas, eu sou adepta do quanto mais básico melhor, tem horas que uma regata branca estilo Hering salva a vida. Então dê uma verificada se as regatas, camisetas e outros modelos de blusas "salva-vidas" estão em ordem, isto é, sem rasgos, sem manchas de desodorante e descosturadas.
- Biquíni, maiô, saída de praia. Lembre-se estamos no verão e uma hora ou outra você vai precisar destes itens.
- Vestidos, saias, bermudas, shorts. São as peças que mais usamos no verão, tanto no dia-a-dia, trabalho, quanto numa saidinha. Você tem peças suficientes para todas as ocasiões?
- Sapatos: chinelo, rasteirinha, sandália sem salto, sandália alta.

ORGANIZANDO TUDO

Uma vez que você já fez a lista agora precisa se voltar para suas peças do guarda-roupa:

1. Pegue as roupas guardadas do verão passado e verifique se você precisa: guardar/doar/consertar/lavar.
2. Reveja a lista de itens que você precisa (ou quer) comprar. Fazer esta lista olhando o que você já tem é uma garantia de que não irá adicionar itens desnecessários. Foque nisso. Por exemplo: você poderia comprar uma linda calça jeans em um dia comum mas, sabendo que já tem três boas calças, provavelmente não fará isso.
3. Separe em uma sacola as roupas que pretende doar. Existem diversas instituições que você pode ajudar. Deixe a sacola te pertubando no meio do seu quarto ou sala. Assim você não corre o risco de guardá-la e esquecer de doar.
4. Providencie imediatamente o conserto e a lavagem de roupas separadas para isso.

Preparar o armário para uma nova estação pode parecer chato, mas você só precisa fazer de duas a quatro vezes por ano! Nada pior que ter um guarda-roupa cheio de roupas que não servem, precisando de conserto ou faltando itens básicos.


Um comentário:

  1. Rê, adorei as dicas! Muito úteis quando se tem muita roupa e pouquíssimo espaço, como eu.
    Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir