domingo, 4 de dezembro de 2011

{comer, viver e vestir} Investimento Fashion

Provavelmente você já deve ter comprado alguma peça (ou várias) que acabou encostada e esquecida no seu guarda roupa. Resultado: você não pensou na relação custo benefício do que comprou.
Pode parecer coisa de gente mão-de-vaca, mas realmente a compra se torna útil, e não pesa na consciência, quando se faz uma conta básica: USO REAL X VALOR INVESTIDO.
Para chegar neste ponto é preciso pensar no seu estilo de vida, ou seja, sua rotina diária. Exemplo: se você trabalha (05) cinco dias por semana; vai para a balada (02) vezes na semana; tem casamento, formatura ou outra festona (03) três vezes ao ano; faz ginástica (03) três vezes na semana; e ainda faz (01) um programinha bacana, de dia mesmo, como: cinema, exposição, teatro, a cada fim de semana, suas roupas deveriam ficar divididas assim:


Em outras palavras, se a maior parte da minha semana (ou da minha vida!) eu passo trabalhando, a maior parte das minhas peças devem pertencer ao meu guarda-roupa profissional; ou se eu costumo ir pra praia todo final de semana, biquíni pode ser uma peça-chave no meu armário; ou se tenho uma vida social super agitada, talvez eu não precise esperar a liquidação pra comprar aquele top de renda. Deu pra entender?

Essa conta é ótima pra lembrar que não vale tanto à pena gastar horrores naquele vestido longo pra ir à formatura da amiga: é bem mais esperto investir no que a gente usa todo dia, durante bem mais tempo.

O dinheiro que a gente investe em uma peça deveria ser diretamente proporcional ao seu uso. Tem como a gente dividir a nossa vida em atividades e daí distribuir o nosso budget seguindo essa divisão. É assim que a gente calcula a relação custo x benefício do que a gente leva pro guarda-roupa, viu?!É pura matemática! Só que dessa vez bem mais divertida…

3 comentários:

  1. Ree, mas exatamente esse o problema...as roupas que mais usamos devem ser as mais baratas, ja que usamos muito e sempre precisamos renova-las...Já as chiquetosas, que ficam mais rpeservadas, acabam sendo as mais carinhas.. Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Na verdade Si isso vai de cada um. Eu também pensava da mesma forma que você. Mas no final do semestre via que gastava horrores com roupas do dia a dia (as baratinhas)e que nunca tinha roupas, pq elas se deterioravam rápido demais. O que faço hoje é ter um bom básico, ou seja, jeans de boa qualidade, terninho e outras coisitas de marcas boas e vou "encaixando" algumas poucas peças que estão na moda. Nestas eu já não gasto tanto.
    Beijooooo!

    ResponderExcluir
  3. Rê, muito legal esse post!
    Eu costumo realmente comprar mais as roupas que uso muito, como as do meu trabalho. Lá uso roupas informais, que podem ser usadas em um passeio no shopping ou café com as amigas, basta mudar os acess´rios.
    Mas a tabelinha ajuda bastaaante!
    Beijão querida

    ResponderExcluir